Portal Nosso Mundo

Fique por Dentro

CCR Metrô Bahia inaugura quatro novas estações

PUBLICADO EM: 15/09/2017

Na última segunda-feira, os colaboradores da CCR Metrô Bahia comemoraram mais uma importante conquista. Nesse dia, iniciou a operação comercial em mais quatro estações da Linha 2 do Metrô: Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz e Mussurunga. Com a abertura, o número de estações em funcionamento do Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas chega a 19, com mais 7,5 km de trilhos, totalizando 29 km de malha ferroviária a serviço da população baiana.

O novo trecho, que pode ser percorrido em menos de 11 minutos de metrô, fica situado em uma região onde estão importantes estabelecimentos, escolas, faculdades, casas e condomínios residenciais, o que torna a avenida uma área de grande fluxo de veículos. Com a abertura das novas estações, a expectativa é a de que o metrô passe a transportar uma média de 200 mil pessoas por dia, com capacidade para até 400 mil embarques diários.

 

Só nas primeiras horas da segunda-feira, o aumento de passageiros subiu para 26%, e Mussurunga já é a terceira estação mais movimentada, atrás apenas de Lapa e Pirajá. Agora, em aproximadamente 30 minutos, é possível cruzar a cidade de Metrô, saindo de Mussurunga e chegando até a Lapa.

 

Para a moradora da Estrada Velha do Aeroporto, Stela Cerqueira, a chegada do metrô fará toda a diferença. Atualmente, ela leva cerca de 1h30 para se deslocar de casa até o bairro do Comércio, onde pega mais um ônibus, gastando mais 40 minutos até a Boa Viagem, bairro onde trabalha. “De metrô terei uma viagem mais confortável e segura, além de economizar bastante tempo. Acredito que poderei até ter mais horas de sono”, declara.

 

Com um projeto arquitetônico que favorece a operação e manutenção, as novas estações atendem às normas de acessibilidade: instalação de piso tátil, elevador, escada rolante e escada fixa. A segurança também é garantida aos usuários, por meio de câmeras de monitoramento integradas à Sala de Supervisão Operacional de cada Estação e ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia, responsável pela construção e operação do modal.

 

Em fase final de obras, a Estação Aeroporto tem previsão de ser entregue à população até o final deste ano. Restam os acabamentos, ou seja, fechamentos da estrutura e instalações elétricas e hidráulicas. Ainda fazem parte do projeto um estacionamento de trens com 3 vias para estacionamento que abriga até 9 trens, a construção de um terminal de ônibus, nova passarela e um transporte gratuito de ônibus até o Aeroporto Internacional de Salvador.